A ABPEducom apoia esse blog!!!

sábado, 18 de janeiro de 2014

Interface comunicação-aprendizagem: condições para a gestão da educomunicação

Interface comunicação-aprendizagem: condições para a gestão da educomunicação


Pesquisadora: Eduardo Bastos Monteiro

Orientador: Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares

Nível: Doutorado


Resumo: A pesquisa estuda a condição de convergência entre modalidades de comunicação e modalidades de aprendizagem em intervenções de caráter educomunicativo, considerando os fatores de tangibilidade e possíveis indicadores para seus modelos de gestão em perspectiva de escala - típicas das novas ambiências sociais de comunicação e educação. A partir da hipótese central da relação de contiguidade sistêmica entre processos de comunicação e de aprendizagem, trabalhada em perspectiva sociointeracionista, o estudo abrange os aspectos de cientificidade e a fundamentação teórica e epistemológica da abordagem educomunicativa. Este procedimento levou à proposição de um modelo metodológico de gestão de base sistêmica para a Educomunicação. E resultou na elaboração de um experimento metodológico, incorporando princípios e conceitos próprios da Educomunicação. O experimento foi aplicado em uma rede social digital projetada para a formação de professores do ensino público, especificamente sobre as ações de formação de agentes mediadores. Seu desenho apontou a resolução de alguns dos complexos problemas de gestão educativa do desenvolvimento de capacidades comunicativas e, ao mesmo tempo, forneceu subsídios substanciais para a verificação do sistema teórico de hipóteses.

Status: agosto/2012.

Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17052013-111229/pt-br.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Vamos lê-lo e aprová-lo - só após será publicado nessa página...

ViradaEducom