Desenhos animados e Educomunicação: as brincadeiras das crianças e a prática pedagógica da Educação Infantil.
Pesquisadora: Kamila Regina de Souza
Orientadora: Profª Drª Ademilde Silveira Sartori
Nível: Mestrado (PPGE/UDESC)
Resumo: A presente pesquisa parte do pressuposto de que os desenhos animados representam referências significativas para a construção sociocultural das crianças, sendo as brincadeiras infantis um importante espaço de mediação. O objetivo foi promover um maior entendimento quanto a forma como professores/as tratam os desenhos animados no contexto da Educação Infantil em sua prática pedagógica. Para tal, a pesquisa foi realizada com uma professora e uma auxiliar de sala de um grupo de crianças com idades entre 05 e 06 anos numa instituição de Educação Infantil localizado na região continental de Florianópolis/ Santa Catarina. Refletimos sobre as possíveis contribuições da Educomunicação na elaboração de práticas pedagógicas para a Educação Infantil. Passamos a chamar de Práticas Pedagógicas Educomunicativas àquelas que consideram o universo midiático vivido pelas crianças, ampliando o ecossistema comunicativo no contexto educacional. A partir da pesquisa entendemos que a Educomunicação se mostra compatível com a proposta da Pedagogia da Educação Infantil, podendo as Práticas Pedagógicas Educomunicativas ser incluídas no (re) pensar o “que fazer” pedagógico dos/as profissionais que trabalham com crianças pequenas em nossa contemporaneidade. Com isto pretendemos ampliar a nossa compreensão bem como a dos/as professores/as, e da comunidade escolar, dos familiares e demais interessados sobre as formas de interação das crianças com os desenhos animados.
Palavras-chave: Educação Infantil. Prática Pedagógica.
Brincadeiras Infantis. Educomunicação. Desenhos Animados.
Status: Defendida em 08/03/2013.
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