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sábado, 26 de novembro de 2011

A comunicação e exercício de cidadania na educação

Pesquisa: A comunicação e exercício de cidadania na educação

Pesquisadora: Marina Escobar de Kinjô 

Nível: Doutorado

Orientador: Adilson Citelli

Resumo: A pesquisa que apresentamos trata das (im)possibilidades da inter-relação comunicação e educação na escola - educação formal - e a sua importância para um ensino-aprendizagem significativo em função da formação cidadã. Aponta para a criação de elementos que permitam de alguma maneira inventar o futuro como capacidade de liberar o presente. Impulsiona mediante as buscas que o educador olhe o mundo de maneira positiva e complexa, com uma outra cosmovisão, e imbuído do desejo do ensino, sem as rupturas existentes atualmente. Ao pensarmos na atual estrutura educacional percebemos uma serie de deficiências, alem das rupturas, mas não paramos por ai, tentamos pistas para reencantar o espaço da educação mediante uma outra leitura, isto e, em vez de "aqui termina a escola e começa a sociedade", ou vice-versa, "aqui esta o sujeito que vive na sociedade e faz parte da escola; aprende e conta com o professor também aprendiz e mediador do conhecimento, que tenta agu~ar a sensibilidade; organiza as atividades escolares com parâmetros que correspondem as necessidades e desejos do mundo social, com o qual e para o qual trabalha, ou melhor, do qual recebe a sua tarefa, como delegação". Professor identificado como cooperador, curioso e especialmente construtor de sentido, ou seja, percorre um outro caminho que supera o divórcio entre educação e comunicação, integrando o aspecto da cidadania democrática pela pratica da co-autoria e pelo clima de respeito e dignidade para todos. Descreve e analisa as formas como aspectos históricos, interesses políticos e despreparo que contribuem para essa ruptura, separação e desencanto. A análise, que destacamos, e o exercício cidadão do professor-aluno, a sua atividade e receptividade no cenário "público" da sala de aula a necessidade de uma atuação democrática nas relações desse espaço escolar. ) Revitalizar o espaço escolar faz parte da tarefa cidadã e comunicacional, e inclui dialogicidade, flexibilidade e humildade para permanecer aprendente e, sobretudo, para conquistar aquela característica maravilhosa de ser alguém - educador/educando - que prima pelo amor, o qual lhe permite a felicidade e a capacidade de entender as necessidades dos outros, no banquete cidadão da educação. Essa revitalização exige, também, emprego da tecnologia, dos meios de comunicação e das linguagens comunicacionais na educação o que dependera da iniciativa, do empenho e da decisão do educador ancorados no suporte real da instituição escolar. Esse processo da inter-relação das duas áreas em questão - comunicação-educação - num contexto cidadão poderá projetar uma situação desconfortável, isto e, revelar uma realidade diferente ao estabelecido, seja por parte da família, da escola ou da estrutura social como um todo. Nesse sentido, insistimos ao longo do trabalho na criação de uma nova consciência educacional. Além do professor novo, também devera surgir o aluno novo, sujeito social que vai it procura da sua formação. E o pacto escola-cidadão devera passar por uma série de reformulações, segundo as quais, ele - o aluno - poderá ocupar outro lugar e exercer outros papéis; sentir-se co-autor na aprendizagem, no comportamento e no rumo tornado pelo grupo do qual faz parte. ) A pesquisa de campo realizada, assim como o processo comunicativo e a sua coesão, em função do tripé escolhido como suporte, tentam delinear as formas como esse aluno novo, perante o também novo professor, requer várias interferências no processo de "restauração": de ir atrás e permitir que o professor se coloque nessa co-autoria como pessoa que sabe das necessidades e quer intervir. O importante na ação restauradora não e diagnosticar nem classificar, mas descobrir o tipo de intervenção adequada par ser educativa e cidadã. Significa que as dificuldades de aprendizagem dos alunos deverão ser formuladas como problemas para os quais se devem encontrar soluções. As inter-relações da sala de aula estimuladas de maneira dinâmica pela performance, as linguagens, os vínculos, as motivações e as aprendizagens significativas, ajudarão nos desafios do instrumental cientifico, tecnológico e criativo.

Status: Conclusão: 2006 

Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-19122006-102654/pt-br.php

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