Pesquisa: Educomunicação e democracia na escola pública: o Educom.rádio e o planejamento
Pesquisadora: Queila Cristina Goes Borges
Nível: Mestrado
Orientador: Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares
Resumo: Este trabalho é fruto de uma investigação realizada junto Programa Educom.rádio, curso de extensão oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Artes da USP a aproximadamente 11 mil professores e alunos de 455 escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, entre 2001 e 2004, tendo como foco a maneira como o conceito e a prática do planejamento foram considerados tanto na elaboração do projeto quanto como conteúdo previsto no cronograma de atividades. Além da descrição das formas sob as quais o tema do planejamento esteve presente ao logo do desenvolvimento do curso, foram analisados especificamente a produção de 169 propostas de planejamento educomunicativo de autoria conjunta de professores, alunos e membros da comunidade que participaram de duas das sete fases do Educom.rádio, respectivamente a 63 e a 73 fases. O resultado da pesquisa possibilita afirmar não apenas que o planejamento é um requisito fundamental para garantir o sucesso de qualquer trabalho educomunicativo, como atesta o esforço de coerência epistemológica do próprio do projeto para garantir sua coerência interna, entre o que ensinou e o que praticou, enquanto atividade cultural e educativa
Status: defendida em 2009
Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-21102010-091645/pt-br.php
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