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sábado, 26 de novembro de 2011

Textualidade nas comunicações administrativas

Pesquisa: Textualidade nas comunicações administrativas: uma abordagem sintático-semântica em busca da definição do sentido e do estilo

Pesquisadora: Iris Gardino


Nível: Doutorado


Orientador: Profa. Dra Elisa Guimarães


Resumo: A deficiência no ensino da sintaxe nos níveis fundamental e médio e a ausência de um ensino dirigido ao usuário da língua dentro da especialização que ele busca no superior geram desajustes na prática escrita da língua portuguesa dos profissionais. No exercício da profissão, o executivo é levado a ler obras cujas traduções ainda mantêm resquícios da língua original; a ler jornais e revistas para sua atualização e a ouvir notícias cujos textos nem sempre são bem articulados; a falar duas ou mais línguas cuja gramática ele estuda e às quais tem acesso pela língua-padrão; a reciclar seus conhecimentos em todas as áreas, menos na sua própria língua. Acresçam-se a isso: o uso contínuo do computador a gerar a falsa idéia de que, por serem virtuais, os textos são "informais"; a valorização da oralidade e da "modernidade" do discurso em detrimento da correção, da precisão e da clareza; a necessidade de produzirem informação rapidamente e gerarem lucros para suas organizações. O resultado são textos deficientes na sintaxe, na semântica ou em ambas, cuja interpretação o executivo e o seu leitor buscam no contexto, para que a comunicação se estabeleça e se efetive. Para suprir as falhas e construir a textualidade de que necessitam para a interpretação, os redatores usam artifícios (conscientes ou não) que remetem o seu leitor à reconstrução do sentido e à refeitura do texto no nível sintático, semântico ou nos dois. Numa sociedade fragmentada pelas diferenças sociais e culturais, os executivos servem de modelo nas organizações. Há necessidade de uma reflexão mais séria a respeito dessa linguagem para garantir-se a participação de todos nos processos comunicativos e para ela não ser mais um instrumento de exclusão social


Status: defendida em 2001


Disponível em: ainda não está disponível

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