Pesquisa: O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu
Pesquisadora: Valeria Bari
Nível: Doutorado
Orientador: Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro
Resumo: Discute a importância das histórias em quadrinhos na formação do gosto pela leitura, assim como da proficiência na compreensão das mensagens transmitidas tanto pelo código escrito como pelo visual, ou seja, dos elementos constituintes do letramento, abrindo possibilidades de inserção dos produtos da linguagem gráfica seqüencial nas práticas biblioteconômicas e pedagógicas atuais. Para o estabelecimento de analogias essenciais, a metodologia contemplou o estudo comparativo do panorama cultural brasileiro e europeu. Os resultados apontaram entre outras coisas, que as histórias em quadrinhos podem realmente ser relevantes na formação do leitor, possibilitando a familiarização, repetição, formação de hábitos e obtenção de prazer no ato de ler
Status: Conclusão: 2008
Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-27042009-121512/pt-br.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário! Vamos lê-lo e aprová-lo - só após será publicado nessa página...