Pesquisa: Educação: um processo comunicacional?
Pesquisadora: Maria Cecilia Castro Grasseschi
Nível: Doutorado
Orientador: Prof. Dr. Luiz Barco
Resumo: No presente trabalho procura-se mostrar que as deficiencias do sistema educacional se devem, basicamente, ao fato de em geral nao se favorecer, no ambito escolar, a ocorrencia de comunicacao. Procura-se mostrar, tambem, que a teoria construtivista da suporte a uma praxis que desencadeia um real processo comunicacional. Com relacao aos problemas apresentados por grande numero de individuos para construcao do conhecimento matematico, foi defendida a afirmacao de que isso se deve, em grande parte, a precoce algebrizacao imposta pelos atuais programas. Defendeu-se o argumento de que o raciocinio algebrico nao favorece a ocorrencia de comunicacao para individuos que nao estejam no periodo operatorio formal. Por esse motivo, foi sugerida uma enfase, nas series iniciais, na utilizacao do raciocinio aritmetico
Status: defendida em 1993
Disponível em: ainda não está disponível
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário! Vamos lê-lo e aprová-lo - só após será publicado nessa página...