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sábado, 26 de novembro de 2011

Comunicação, educação e saúde: a ação da Pastoral da Criança para a cidadania na Arquidiocese de São Paulo


Pesquisa: Comunicação, educação e saúde: a ação da Pastoral da Criança para a cidadania na Arquidiocese de São Paulo

Pesquisador: Cristiane Oliveira Reimberg


 Nível: Mestrado


Orientador: Profa. Dra. Alice Mitika Koshiyama

Resumo: Esse estudo retrata a ação da Pastoral da Criança na Arquidiocese de São Paulo, analisando como funciona na prática o processo educativo e comunicativo idealizado pela organização. Autores que trabalham a relação entre comunicação, cidadania, jornalismo, educação popular e saúde da criança estão presentes no campo teórico. Na pesquisa de campo, ouvimos 61 pessoas que atuam na entidade sobre as ações que realizam, o uso que fazem do Jornal Pastoral da Criança e como vêem ou vivem a questão da cidadania. Ainda entrevistamos outras dez pessoas ligadas à Coordenação Nacional ou programas específicos, das quais destacamos a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, e a jornalista responsável pelo jornal, Sonia Prati. Paralelamente às entrevistas, optamos por uma pesquisa participante, com o intuito de aprofundar nosso conhecimento sobre as práticas estabelecidas no cotidiano do voluntariado. Também analisamos a acessibilidade do texto do Jornal Pastoral da Criança, além de relacionaras respostas de leitoras e leitores com o conteúdo apresentado nas matérias, buscando ver se havia uma contribuição efetiva para a construção da cidadania. Nesse percurso, pudemos perceber as políticas comunicativas da Pastoral da Criança e seus efeitos nas comunidades. Realiza-se uma comunicação popular ao mesmo tempo em que se preocupa com a imagem da organização na mídia. O diálogo é a base do processo educativo e da comunicação estabelecida pela Pastoral da Criança, que procura ouvir representantes do voluntariado de diversas formas e incentivar a participação no sistema comunicativo, tanto no jornal quanto na internet e no programa semanal de rádio que desenvolve. Nesse processo educadoras são também educandas assim como as receptoras das mensagens podem também construí-las. O caminho trilhado possibilita que reflexão e ação caminhem juntas rumo à construção da cidadania nas comunidades


Status: defendida em 2009


Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-21102010-101739/pt-br.php

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