A ABPEducom apoia esse blog!!!

domingo, 27 de novembro de 2011

Pesquisas em Andamento em 2011



2011
PESQUISAS EM ANDAMENTO


Pesquisa: A Educomunicação como referencial teórico-metodológico para a Educação formal: limites e possibilidades 
Pesquisadora: Silene de Araujo Gomes Lourenço 
Orientador: Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares 
Nível: Doutorado 
Resumo: Como a Educomunicação se constitui em referencial teórico-metodológico capaz de atender a Lei de Diretrizes e Bases e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação? A pesquisa parte da experiência que vem sendo realizada pela Fundação Hélio Augusto de Souza (FUNDHAS), instituição localizada na cidade São José dos Campos/ SP, em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (NCE-ECA-USP) desde 2005. Se, por um lado, a experiência confirma a abertura de “possibilidades amplas e inéditas de diálogo” entre o novo programa de governo do Ministério da Educação e “o campo emergente da Educomunicação”, como afirma o Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, por outro lado, ela revela os limites da implementação de ações educomunicativas de forma plena. 
Status: em andamento. 



Pesquisa: A construção da identidade étnica a partir de histórias de vida digitais de jovens do Ensino Fundamental II 
Pesquisadora: Paola Diniz Prandini 
Orientadora: Profª. Drª. Maria Cristina Palma Mungioli 
Nível: Mestrado 
Resumo: O projeto A construção da identidade étnica a partir de histórias de vida digitais de jovens do Ensino Fundamental II propõe-se a realizar uma pesquisa transdisciplinar com a finalidade de analisar a produção de sentidos identitários nos discursos produzidos por jovens do Ensino Fundamental II de escola pública da cidade de São Paulo, por meio de narrativas digitais. O quadro teórico sobre o qual se assenta a pesquisa tem como base a Análise do Discurso de linha francesa e os estudos de linguagem efetuados por Bakhtin, bem como as prerrogativas da Educomunicação. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo principal analisar a produção de sentidos de identidade étnica nas histórias de vida digitais criadas pelos jovens acima referidos. Esse objetivo se desdobra na medida em que se considera que os sujeitos colocam-se como autores de suas próprias histórias, permitindo-lhes um distanciamento e, ao mesmo tempo, uma conscientização com relação a si próprios como pessoas e como grupo social, face a outros grupos sociais e à sociedade em geral (consciência, Bakhtin). Por fim, almeja-se construir conhecimentos a respeito da importância de se auto-narrar e de como a narração, por meio de histórias de vida digitais, pode contribuir para a construção de discursos a respeito da identidade étnica desses jovens. 
 Status: Em andamento (conclusão prevista para 2013)


Pesquisa: Educomunicação e políticas públicas: a inserção de práticas educomunicativas na perspectiva de educação integral do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC) 
Pesquisadora: Daniele Próspero 
Orientador: Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares 
Nível: Mestrado 
Resumo: A presente pesquisa tem como proposta compreender de que forma a educomunicação vem conquistando espaços de intervenção social e se convertendo em política pública. Esse se torna um assunto de relevância atual tendo em vista que, pela primeira vez, as práticas educomunicativas se tornam política pública federal, que pode ser disseminada para todas as escolas do Brasil, por meio da iniciativa de promoção da educação integral, o Programa Mais Educação (iniciado no país em 2008 pelo Ministério da Educação). Sendo assim, torna-se estratégico refletir como os projetos propostos estão colaborando para uma educação integral dos alunos. Dados já levantados pela pesquisa mostram o potencial desta prática: mais de 4200 escolas no país estão desenvolvendo atividades educomunicativas com a participação de cerca de 825 mil alunos em 2011. Diante deste cenário, o projeto de pesquisa, pretende se ater a algumas questões: Como o conceito vem sendo trabalhado no âmbito do programa? Que propostas educomunicativas estão sendo desenvolvidas pelas escolas? Há melhorias de 2008 a 2011? De que forma as escolas utilizam essas ferramentas para ampliar repertório, leitura de mundo e reflexão crítica dos alunos? Os projetos são de fato interdisciplinares, estão inseridos no currículo ou apenas ações pontuais? Para responder a estes questionamentos serem realizadas entrevistas junto a gestores públicos, escolas e alunos participantes e visitas in loco em instituições de ensino a fim de acompanhar as práticas educomunicativas e suas ações. 
Status: Em andamento

Pesquisa: Games, Comunicação e Educação: Um mapeamento dos estudos de games como meios e mediações comunicativas na educação. 
Pesquisador: Carlos Eduardo Lourenço 
Orientadora: Profª. Drª. Brasilina Passarelli 
Nível: Mestrado 
Resumo: A pesquisa começa por contextualizar o game dentro da sociedade em rede, resgatando sua história ao longo da evolução tecnológica e digital vivida na segunda metade do século XX. Buscou-se ainda aclara sobre a origem do termo jogo, play e game, bem como o papel social e psicológico dos jogos ao longo do tempo nas diferentes culturas, a partir de autores como Roger Caillois, Joham Huizinga, Lev. Vigotski, Jean Piaget e Lino Macedo. Para o entendimento do game como meio de comunicação partiu-se de Mc Luhan que coloca o jogo como um meio de comunicação e de Jesus Martín-Barbero para contextualiza-lo como mediação comunicativa dentro da matrix cultural residual. Uma vez contextualizado o cenário de estudos e seu foco, a partir da comunicação, buscou-se verificar e mapear quais foram as pesquisas realizadas envolvendo o objeto game - sendo este um meio e uma mediação comunicativa - no contexto da educação. Para isso adotou-se como locus de pesquisa a base de teses da Capes. Localizadas mais de 580 produções científicas ali arquivadas, entre 1992 e 2010, foram então catalogadas e calssificadas de modo a saber em que campos do conhecimento haviam sido realizadas, quantas obtiveram apoio de isntitutos de fomento a pesquisa científica, qual o gênero dos pesquisadores, em que ano foram terminadas, verificando seu crescimento ou decréscimo enquanto objeto de estudo e por fim qual o foco dado a pesquisa, qual o tipo de educação ao qual ela se destina, se ensino formal: fundamental I ou II , ensino médio ou superior; ou se ensino informal. 
Status: Em andamento (conclusão prevista para 2012)


Pesquisa: A gestão da comunicação na formação do tutor: o impacto do paradigma educomunicativo - um estudo de caso do Programa Mídias na Educação 
Pesquisadora: Carolina Boros 
Orientador: Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares 
Nível: Mestrado 
Resumo: O presente estudo pretende relatar uma pesquisa sobre a aplicação do curso a distância Mídias na Educação, projeto do Ministério da Educação, desenvolvido, em São Paulo, desde 2006, apartir de uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e Núcleo de Comunicação e Educação (NCE), da Universidade de São Paulo, com um programa de capacitação para professores da rede pública. Este estudo tem como objetivo investigar e analisar, especificamente, as relações que se estabelecem entre coordenadores de tutoria e os próprios tutores do programa, sob a vertente educomunicativa. 
Status: Em andamento (conclusão prevista para julho/2012)


Pesquisa: O conceito de Educomunicação na Rede Salesiana de Escolas
Pesquisadora: Antonia Alves Pereira
Orientador: Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares
Nível: Mestrado
Resumo: A pesquisa pretende saber como se deu a inserção do conceito de educomunicação nas  políticas  educacionais  das  Salesianas  (FMA),  da  Comissão  de  Escolas  Salesianas  da América (ESA) e da Rede Salesiana de Escolas (RSE), estabelecendo sua conexão com as pesquisas do NCE/USP desde que a proposta de educomunicação fora elaborada, em 2001, evidenciando  os  avanços  em  dez  anos  de  apropriação  do  conceito  pela  cultura  escolar salesiana.
Status: em andamento (conclusão prevista para segundo semestre de 2012). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Vamos lê-lo e aprová-lo - só após será publicado nessa página...

ViradaEducom