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sábado, 26 de novembro de 2011

Educomunicação na Educação a Distância: o Diálogo a partir das Mediações do Tutor


Pesquisa: Educomunicação na Educação a Distância: o Diálogo a partir das Mediações do Tutor 

Pesquisadora: Luci Ferraz de Mello 

Orientador: Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares 

Nível: Mestrado 

Resumo: Esta dissertação reflete o estudo dos processos comunicacionais mediados pelo tutor a distância junto a cursos oferecidos na modalidade de EAD, por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, que fazem uso de várias ferramentas digitais de comunicação, tendo como principal objetivo verificar se esse agente educacional pode ser chamado de educomunicador. Partimos da revisão de duas teorias emergentes da EAD surgidas em países como Canadá, Estados Unidos e Reino Unido que fundamentam e consolidam as práticas voltadas ao estabelecimento da comunicação dialógica dentro desses espaços virtuais, práticas essas edificadas na adoção de processos ligados à gestão da comunicação e que são desenvolvidas por esse tutor a distância, para que pudéssemos mapear indicadores que fossem comuns também às práticas educomunicativas. Valemo-nos também da análise de estudos sobre programas de EAD já implementados na França e na Austrália, que têm esse tutor a distância como um dos pilares dessa modalidade de ensino. A possibilidade de aproximação da EAD com a Educomunicação nas práticas desse agente educacional foi verificada a partir da realização de um estudo de caso como pesquisa de campo junto ao programa FGV Online. Uma das conclusões foi que esse tutor a distância ou professor tutor, como denominado pela referida instituição, pode ser chamado de educomunicador, posto que houve a identificação de atividades voltadas à comunicação dialógica e ao estímulo do protagonismo dos alunos conjuntamente com esses educadores virtuais, enfatizando que se observou a ocorrência desse contexto por conta da opção de abordagem metodológica focada em tais práticas pelo programa de EAD da instituição. Outra conclusão à qual chegamos foi que esse agente pode ser considerado um educomunicador caso haja uma formação prévia desse agente educacional sobre as práticas educomunicativas voltadas à gestão da comunicação e à formação de ecossistemas comunicativos. 

Status: defendida em janeiro de 2011

Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-23092011-193425/publico/LuciFerrazMello.pdf

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